Seminário discute participação dos municípios na segurança

O Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás Joaquim Mesquita participou do debate promovido pela Fundação João Mangabeira, onde foi discutida a participação dos municípios no contexto da Segurança Pública. Evento que contou com as presenças dos secretári
Fonte: A A A

O Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás Joaquim Mesquita participou do debate promovido pela Fundação João Mangabeira, onde foi discutida a participação dos municípios no contexto da Segurança Pública. Evento que contou com as presenças dos secretários de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, e de Pernambuco, Alessandro Carvalho, do ex-secretário Nacional de Segurança Pública Ricardo Balestreri e da senadora Lúcia Vânia (PSB).

Joaquim Mesquita foi enfático ao afirmar que há necessidade de maiores investimentos por parte da União e municípios no que se refere a Segurança Pública. Ao ser perguntado sobre o principal gargalo da segurança, ele lembrou que é o financiamento, já que hoje apenas os Estados são responsáveis pelo custeio da segurança pública. ”Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional os Estados gastam mais de R$ 43 bilhões, já a União e os municípios gastam muito pouco, então esse é um dos principais problemas que devem ser resolvidos que é o do financiamento da segurança pública, já que diferente da Educação e Saúde onde os três entes federativos investem recursos substanciais entre R$ 70 e 80 bilhões, na segurança pública apenas os Estados”, lembrou Mesquita.

Na visão do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo Alexandre de Moraes, a União tem que tomar medidas extremas no combate ao tráfico de drogas e armas. “Nenhuma medida diplomática é adotada pelo Brasil em relação aos países, isso dificulta o trabalho das polícias”, destacou Moraes.

Na opinião do ex-secretário Nacional de Segurança Pública Ricardo Balestreri, o tema segurança pública deve superar o momento de palanque. “Não se pode ficar refém de governantes que tratam o assunto em conformidade com o seu humor, temos que ir além dessas fronteiras”, lembrou Balestreri.

Estiveram presentes ao evento o superintendente executivo da SSP Rogério Santana, o superintendente de Inteligência da SSP Marcelo Aires, o chefe de gabinete da SSP Edilson de Brito, além dos comandantes da Polícia Militar coronel Silvio Benedito e do Corpo de Bombeiros Militar Carlos Helbingen Júnior.

Fonte: http://www.ssp.go.gov.br/noticias/ssp-participa-de-debate-sobre-seguranca-publica-realizado-pela-fundacao-joao-mangabeira.html

Fonte: A A A
Publicado por: